sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Old Fashioned Disney

Não tenho vergonha de admitir que eu sou aquela espécie de "Disney lover"que usará o aniversário dos filhos como desculpa para se divertir na Disney. Há apenas uma ressalva: sempre me interessei mais pela parte artística do que pelo infinitos brinquedos que podem levar à morte o.o
Poderia fazer um post falando sobre a história da Disney, mas isso qualquer um pode ler em sites que vão da Wikipédia a Desciclopédia :x
Para servir de introdução, digamos que Walt Disney nasceu em 5 de dezembro de 1901, tinha um pai esquisito e sempre teve uma veia artística. Fez algumas animações no começo de carreira, mas estas foram roubadas pelo seu patrão. Walt Disney não se preocupou porque já tinha em mente a criação do que viria a ser o abridor de latas de sua vida: Mickey Mouse o/
Depois disso todo mundo sabe, foi ficando famoso, criou o primeiro longa-metragem de animaçao (o belíssimo Branca de Neve) e terminou o seu projeto mais ambicioso que era a criação do parque que viria a ser o Walt Disney World.
Acho incrível como todo mundo, quando se fala em Disney, instantaneamente se lembra da Era de Ouro que começou com "A Pequena Sereia"(1989) e terminou - mais ou menos - com "Tarzan" (1999); eram filmes no estilo Broadway, grandes musicais. O fim coincidiu com o surgimento de "Toy Story 2" quando a Pixar firma o que seria a nova forma de animação: 0 3D. Com isso a Pixar também firmou como a Disney se tornaria dependente dela.
Sinto falta do bom e velho 2D. Hoje em dia sinônimo de animação são os filmes em 3D, de preferência com piadas para todas as idades ¬¬ Ou seja, não é só o modelo de fazer os filmes, mas também a forma como a história é contada que me desagrada. Gostava daquele estilo inocente, sem todas as piadinhas e com a historinha clichê de contos de fadas; alguns dizem que as crianças não iriam gostar porque o mundo de hoje é outro, mas elas nem sequer foram apresentadas ao velho estilo.
Também não sou exatamente íntima de filmes como "O Rei Leão" (heresia, eu sei), tirando "A Bela e a Fera" e "Mulan", como uma boa old fashioned girl, sou apaixonada pelo antigo estilo, dos que eu considero como os verdadeiros Clássicos Disney.
Gosto até mais do traço dos desenhos mais antigos -da época em que Walt Disney era vivo -, eram mais naturais e artísticos. Por mais que houvesse, claro!, um interesse financeiro, também tinha o dedo de alguém qe realmente gostava do que fazia, alguém que lembrava de uma história e falava "Ei. Eu quero ver um desenho disso!"
As pessoas costumam subestimar "Cinderella", "Alice, "A Bela Adormecida", "Fantasia" sendo que estes apresentaram um desafio e exigiram uma dedicação muito grande na época em que foram feitos. E pra piorar, a própria Disney chega a desrespeitar, ao criarem mil e um projetos de releituras dos desenhos antigos, o trabalho da pessoa que foi a responsável por eles serem o que são hoje. Mas no que diz respeito à tal "Era de Ouro", eles são intocáveis em seu estilo broadway-bright-and-shining; não há releituras nem nada.
É uma pena que a tentativa de voltar ao 2D (mesmo que no estilo década de 90) tenha sido meio frustada. Agora, resta assitir às VHS e comprar as edições remasterizadas em DVD.









P.S.: [interna] Não! Não pode porque você não é morador >.<[/interna]

2 comentários:

  1. Tiops, Tarzan pra mim é o melhor filme da Disney.

    Não vou entrar em conflito, porque certamente tem filmes com méritos maiores, mas gosto não se explica.

    ResponderExcluir