quarta-feira, 14 de abril de 2010

"Nem Deus afunda esse navio!" - Parte I

O naufrágio do Titanic - que faz 98 anos hoje. Assunto um tanto peculiar e mal interpretado. Afinal, quem se interessa tanto assim por um navio? Bem, se eu tivesse o mínimo de aptidão na área de exatas faria Engenharia Naval sem pensar duas vezes =D

O relevante é que esse navio, que foi o maior do mundo em sua época, pode ser interessante de várias formas: você pode se interessar pela parte jurídica, todos aqueles processos mal-sucedidos de sobreviventes; pode ser a parte psicológica dos inúmeros passageiros; se você gosta de música pode conhecer o repertório da orquestra/banda [eu recomendo o/]; e se você é uma pessoa extremamente romântica e gosta de ver filmes no conforto de sua casa, pode se acabar de chorar assistindo ao filme do ‘rei do marketing’, James Cameron.

No começo do século XX, a empresa de navegação White Star Line (na verdade esse era o apelido por conta da estrela branca na bandeira - criatividade dos ingleses em alta) estava investindo em uma série de três transatlânticos que seriam puro loosho. O primeiro deles foi o Olympic, o segundo o famoso Titanic e o terceiro ainda era um projeto com o nome de Gigantic. Nada megalomaníacos e prepotentes, como podem ver.

O RMS Titanic foi construído nos estaleiros da Harland & Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte; o projeto do casco ficou a cargo do arquiteto naval Thomas Andrews. O transatlântico em si era MARAVILHOSO: banho turco, quadra de tênis, o Café Parisiense, suítes em vários estilos, dois telégrafos Marconi e ainda ostentava quatro chaminés, sendo que uma só funcionava internamente e servia mais para deixá-lo imponente. As 1ª e 2ª classes tinham muito o que aproveitar, a 3ª classe... bem, era a 3ª classe; basicamente irlandeses, mas também tinham alguns finlandeses, suecos, franceses, argentinos... (Tinha um argentino na 1ª classe -> MOR-REU)

Apesar da propaganda maciça que fizeram em cima do novo navio, as pessoas não brigaram por passagens pra viagem inaugural. A maioria já estava muito bem acomodada em outros navios, dando destaque ao RMS Mauretania, da Cunard, que era o xodó dos passageiros. Mas ninguém contava com a greve dos carvoeiros, e para navios à vapor isso era um grande problema (uma fonte de gases para o aquecimento global pertinho de você :). A solução foi transferir os passageiros e a maioria foi para no tal Titanic. Assim o Titanic lotou e saiu do porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de abril de 1912, com destino a Nova York. Seu capitão era o experiente J. Smith o namorado da Pocahontas e ele fez questão de escolher seu Imediato que na verdade nunca se sentiu bem a bordo do Tiranic [spoiler]morreu também[/spoiler]. Essa pequena alteração rebaixou alguns oficiais e excluiu alguns outros (sorte deles).

A viagem já não começou muito bem. Logo que saiu, o Titanic por ser tão grande começou a puxar em sua direção um outro navio que estava ancorado por perto, eles quase colidiram e foi preciso os rebocadores fazerem uma mega manobra. Ok, passado o susto a viagem correu bem; pararam em Cherbourg, na França, deixaram uma galera, pegaram outra e seguiram para Nova York.

Na noite do dia 14 de abril, o Capitão Smith foi deitar e o Primeiro Oficial, William Murdoch, ficou cuidando das coisas. Às 23h40, os dois vigias no cesto da gávea avistaram uma coisa esquisita no horizonte, eles não tinham binóculos pois estes estavam trancados e a chave ficara com um dos oficiais substituídos (essa chave foi leiloada até). Enfim, Fred Fleet, um dos vigias, diz a famosa frase: “Iceberg right ahead” e aí a tragédia começa.

Eles informaram Murdoch imediatamente e este manda que revertessem os motores e depois carreguassem todo o leme a estibordo. Isso foi feito, mas não foi o suficiente, o navio mesmo assim colidiu com um iceberg do tamanho do mundo \hipérbolemodeON.

A galerë dentro no navio nem sentiu, ouviram um barulho e pronto, e agora teve início a jogada. Eles, óbvio, fizeram de tudo pra reverter a situação e enquanto isso os passageiros de nada sabiam. Só depois que a coisa ficou feia e o Thomas Andrews disse que eles tinham menos de 2 horas pra evacuar o navio. Eles começaram sutilmente pedindo que todos colocassem seus coletes e fossem pro convés, todos não aliás, as 1ª e 2ª classes. A orquestra do navio já estava no convés tocando musiquinhas legais pra despreocupar o povo.

Em princípio estava tudo mais ou menos, depois fez-se o caos.





Os músicos

e eu preciso de imagens em cores! Tenho medo :x

(Continua...)














6 comentários:

  1. eu tenho medo da sua paixão por navios. dps nao qer qe eu te compare com o Sheldon e a paixão por trens. HUASIHASUIAHSUI :)

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  2. Titanic foi um megafail porque a viagem foi feita nas coxas, o navio em si era bom até.

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  3. Sabe, eu tinha que acordar cedo amanhã, MAS SEU BLOG NAO DEIXA!!! kkkk

    Véi, ri da sua amiga aí de cima. Sheldon dos Navios? Com qual você viajaria? Titanic ou Air France?
    kkkk

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  4. Adoro esse povo Spoiler que acaba com a emoção das historias --'
    Você fica pensando 'caramba esse dai deve ter dado um triplo twister carpado triunfal e voou para as praias caribenhas.'
    ai a Veve chega e fala ' não, ele morreu mesmo '
    qual foi mano ?? HDIUASHDIAUSDHAISUDHASIUDHASIUDHASIUDHASUIDHASIDUAHSIDUAHSDIUAHSDUIH
    ( só pq vc pediu pra eu comentar essa parte tensa)

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