terça-feira, 21 de setembro de 2010

País em que o coqueiro dá côco

Eu sou extremamente patriota, e ser patriota não quer dizer ser cega, ok? Sei dos problemas que o Brasil tem, mas não consigo falar que quero que o Brasil exploda e mimimi. Enfim, esse post não é sobre a falta de patriotismo e a baixa auto-estima que o brasileiro tem. Gostaria de mostrar umas coisinhas que andei descobrindo...

Quase todo mundo já ouviu falar de símnbolos nacionais, certo? A Estátua da Liberdade é um símbolo (não nosso, óbvio ¬¬), o Urso Russo (pena que na língua deles não dá pra apreciar o trocadilho D:), etc. Infelizmente, poucas pessoas sabem os NOSSOS símbolos nacionais, e depois que você descobre quais são fica com cara de "mas é óbvio que isso seria", de tão comentados que eles são.

Personificação nacional
Efígie da República
Sim, aquele ser andrógino com uma coroa de louros na cabeça que aparece no dinheiro. Ela surgiu no século XIX como um ícone republicano e foi inspirada na "Marianne" (aquela mulher seminua que representa a França e está na capa do Viva La Vida :x Ela que tá sem roupa e depois nós que somos depravados o/)






A Columbia, aquela mulher que aparece antes de alguns filmes, é uma das representações dos Estados Unidos, assim como o Tio Sam. O da Austrália é aquele canguru boxeador, sim ele existe^=D

Emblema Nacional
Aqui entra TUDO. Desde os brasões até atrações turísticas o.o
As divisões são as seguintes:

Fauna Nacional

Não, não é o macaco, Stallone. Pra mostrar o quanto o Brasil é mau temos a onça-pintada (ou jaguar); a arara-azul/arara/ararajuba também são (e elas podem ser más quando resolvem bicar os seus olhos).
Vai rolar até filme de arara-azul!

Atoooooron o perigo dela!

Na Inglaterra dentre os animais nacionais têm "o leão e o unicórnio". Inclusive eles estão no brasão de armas do Reino Unido. Tudo isso graças à um poeminha famoso por lá, o Lewis Carroll até parodiou em "Alice Através do Espelho".
Adivinhem o da Espanha ¬¬ É esse mesmo que vocês estão pensando.

Árvore Nacional
O Ipê-Amarelo (Tabebuia alba)
Arvorezinha do cerrado e tal.


Tá, ele é lindo, maaaas... PORQUE NÃO É O PAU-BRASIL?

Flor Nacional
Aproveitando a deixa, a flor nacional é a flor do ipê-amarelo.

No Egito temos a flor-de-lótus. O cravo é a flor da Espanha, mas eu só lembro de Portugal (a Revolução...). E na Holanda quem acha que a Holanda é um país baixo? \interna é a... tulipa - dá pra ser mais óbvio?

Fruta Nacional

É o cupuaçu (Theobroma grandiflorum).
É uma fruta típica de florestas tropicais e é tipo primo do cacau o.o Tem no Acre, ou seja, não tem :xx
Pois é, a China é o kiwi (eita nome estranho!) e na Inglaterra, a maçã ;9

Objetos inanimados (!!)



Nós temos o Cristo Redentor -uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo - e o Pão-de-Açúcar.


Enquanto a Irlanda tem aquela harpinha céltica, o Canadá aquela folinha da bandeira deles, o Japão o Monte Fuji, a Rússia o Kremlin e a Catedral de São Basílio (que eu não sei porque não é uma das Novas Sete Maravilhas também ¬¬ É lindsay demais).

Símbolo patrióticos nacionais q
Acho que é o que eu mais gosto... Já repararam no tanto de coisa no Brasil que envolve o Cruzeiro do Sul? Tem no Hino Nacional, na bandeira (bem no meio), no nome de um time de futebol q...




Na Alemanha tem a Cruz de Ferro e no Chile a Estrela D'Alva (é, aquela estrela da bandeira deles). A Argentina e a Cisplatina o Uruguai têm aquele solzinho que parece uma criança gorducha emburrada e que eu sempre achei que fosse uma interna dos Países do Prata. É o Sol de Maio (porque o mês de maio é assim legal :) e foi inspirado no Inti que é tipo o deus-sol dos incas.

Santo Padroeiro
aH! Pelamordedeus, todo mundo sabe esse: Nossa Senhora Aparecida ^^
E aqui fica minha indagação, o Brasil então também tem Nossa Senhora de Guadalupe como padroeira, porque ela é padroeira da América Latina (e do México em especial q), certo? Sim, o Brasil é América Latina apesar de não vender essa imagem.

O da França é São Luís, ele era rei o.o, e o da Espanha é o famoso Santiago de Compostela. O da Irlanda é São Patrício "everyone's Irish on Saint Patrick's Day"


As pessoas vão continuar falando mal do Brasil e achando que tudo que não é daqui é melhor, mas eu faço a minha parte conhecendo pelo menos um pouquinho sobre o meu paisinho onde coqueiros dão côco Aquarela do Brasil fail.
Porque eu sou de um país que é quente, mesmo eu gostando de frio.
Onde as pessoas não tem muita noção de espaço pessoal (isso é um problema dos latinos num geral e é inconsciente), mesmo eu sendo meio antissocial.
Que vende a imagem do samba e Carnaval, mesmo eu preferindo ficar em casa ouvindo valsa e pensando que um dia aprederei a dançar tango.
Um país pacífico, que não entra em guerra, mesmo eu querendo ter um mapa militar gigante no meu quarto.
Porque o Brasil é um lugar peculiar, que pode não ser o melhor na visão de alguns, mas é o meu lugar peculiar!!

6 comentários:

  1. Que legaaaalll, tem várias curiosidades aí que eu não sabia. Brasil é um paisinho meio carroceiro, mas tem piores hehehe (Slumdog Millionaire). A imagem que a gente tem do exterior é tão idealizada que aposto que muita gente que consegue sair se decepciona.
    Se o povo investisse mais no próprio país (e um pouquinho mais de patriotismo ia ajudar) ele melhoraria em muuuuitos aspectos, mas enfim. Aí eu vou começar a reproduzir aquele discurso que ta na boca de todo mundo que só ladra mas não morde...Vamos agir! eee o/

    ResponderExcluir
  2. o seu texto ficou lindo, mesmo, mas eu TIVE qe me ater à isso: "no nome de um time de futebol q..."
    ASUIHASUIASHUIASHUASHASIHASUIASHUIASHIUASHUIASHSAUIASHUIASHUIASHASUIHSAUIASHUISAHASUIASHUI XD

    ResponderExcluir
  3. Bonitinha!! Existe um e-mail corrente na internet que fala justamente sobre coisas que o Brasil tem e não valoriza, você já viu?

    ResponderExcluir
  4. tulipa roxa?

    KIwi hein, peludo por fora e fruta por dentro...

    ResponderExcluir
  5. Ficou incompleto
    Sem falar que pareceu meio distante da realidade, os brasileiros não lembram de como o país é porque eles vivem o Brasil todo dia, a comparação é uma ideia distante da rotina diária, sem falar que a globalização certamente desvaloriza o produto nacional, a violência regional assusta tanto que parece melhor lá fora. Só quem é mais velho e viajado entende e respeita o Brasil como Pátria. Alguns dos ícones que você especificou como símbolos nacionais são relativos, o mesmo que dizer que açaí ou guraná são por si só frutas nacionais respectivamente. Óbvio que eu entendo que esse post foi feito para diminui sua pressão interior.

    ResponderExcluir
  6. Distante da realidade um post falando sobre esse assunto sempre o será? Afinal de contas, quem se importa com um bocado de símbolos escolhidos deliberadamente por pessoas específicas para representações políticas?
    É mais ou menos a mesma questão do cânone literário: pq determinados livros são clássicos e outros não? Isso é uma questão bastante debatida!

    O intuito do post foi simplesmente fornecer curiosidades que eu andei pesquisando por aí e não um discurso pedante e intelectual sobre o Brasil como Pátria.(Afinal não fui eu quem escolheu esses símbolos aí, espero que isso tenha ficado claro.)E para uma pessoa apaixonada por representações, como eu sou, isso é um prato cheio!

    Só me ofende um pouco essa sua ideia de que patriotismo é só para alguns. Isso deveria depender muito mais de educação cívica do que idade.

    Obg por proporcionar essa discussão interessante com seu comentário.

    ResponderExcluir