terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um Post de Natal

Se tem uma época do ano que eu realmente amo, não é nem meu aniversário, é o Natal!!

E o pior é que Natal parece ser bem ame ou odeie, e geralmente as pessoas que odeiam reclamam de toda a falsidade envolvida, etc.

Então um dia eu me peguei pensando: "Um Conto de Natal", do Charles Dickens, deve ser a história natalina mais famosa de todos os tempos. Sério, todo mundo conhece o "eeeu sooou o espííírito do Nataaal do Passaaado...BUU!" E essa história fala precisamente sobre o quê? Um velho rabugento que odiava o Natal e foi condenado por isso.

Pelo jeito, a Inglaterra vitoriana tem muito a ver com o que conhecemos hoje como o Natal. E não é só ela, a Europa num geral transmitiu isso entre si e pros seus rebentos; leia-se, colônias.

Quer dizer, de onde veio essa ideia de bondade e sorrisos? Parece que juntaram a famosa filosofia cristã de "amai-vos uns aos outros"+ nascimentos que quase sempre são alegres + uma dose de felicidade inocente e canções; põe tudo isso junto de uma guirlanda e um pinheiro enfeitados, incorporados de uma religião pagã e TANDAM: so this is Christmas!!
Depois a parte comercial ficou mais...aflorada, digamos, e a Coca-Cola mudou a roupa do Papai Noel, mas deixemos isso pra lá. Todo mundo já sabe :^)

O interessante é que desde o meu querido Charles Dickens lá em cima, o Natal já podia ser considerado uma data meio transcendental. Tipo, é o nascimento de Jesus, mas se você não curte a ideia pode apenas levar em conta como um ótimo momento para fazer alguma coisa boa, ou ser legal com as pessoas. Nem que seja no último mês do ano.
Isso pode envolver e/ou parecer falsidade para muitos, mas funciona pra mim. Sério.
Se eu posso realmente desejar que a pessoa tenha uma boa festa, um feliz Natal, porque eu não faria isso? E pensa, às vezes você fala isso da boca pra fora, mas pra pessoa que ouviu foi uma coisa boa.

É meio que uma data em que pelo menos todo o mundo ocidental respira a mesma coisa; por isso eu nem implico tanto com a decoração tipicamente europeia. Gente, isso é MÁGICO!
Sério mesmo, as luzinhas são ótimas e as pessoas podem ser bastante criativas na hora de enfeitar os lugares (nunca me esquecerei dos Presépios típicos que eu vi uma vez *-*)
E tem todas aquelas referências que você conhece desde que nasceu, tipo as músicas e a história do Quebra-Nozes, Grinch, episódios natalinos especiais em todos os lugares... Sério! Sabe aquela sua série favorita, ou o desenho que você sempre assistia quando criança (tudo que eu vejo até hj :x)? Tem um episódio de Natal, certeza!!
Então, porque ficar reclamando sobre o quão comercial o Natal é, se até Che Guevara e Mao Tsé-Tung são comerciais?


Pra que reclamar que as pessoas são falsas? Seja falsa com elas também, já que é assim.
Veja alguns filmes inocentes e bobos com crianças brincando na neve e ficando sozinhas em uma casa que é alvo de bandidos.

Escute aquelas músicas inconfundíveis e fofinhas (do tipo que me fazem sorrir que nem uma besta, balançar que nem uma autista e ficar emocionada) e se não gosta, pelo menos cante-as pra outra pessoa, só pra irritá-las.
Pelo menos uma vez no ano veja o lado bom e divertido da coisa, e se não tiver nenhum, invente ^^

Por isso, um Feliz Natal a:
> todos os Scrooges por aí;
> todas as Claras e seus Quebra-Nozes (e que elas tenham boa sorte com o Rei-Rato);
> aos presepistas e decoradores (mesmo que todos viremos um pouco disso nessa época) - sem vocês não seria a mesma coisa;

> a todos os que celebraram o Hanukkah, mas nesse caso seria Feliz Hanukkah =D
> e um especial a todos os meus familiares e amigos =DD


Eu disse que ficava toda boba nessa época...
Pra quem entender, é o momento em que eu viro INFJ :x



P.S1.: Vai rolar um #now playing aqui no final do post. Por culpa das aulas até a semana do Natal, eu estava completamente fora do clima, então vi filmes natalinos como "Os Fantasmas de Scrooge" e abri minha pastinha de músicas natalinas (não me julguem!!). Mas foi quando eu ouvi a versão que o Brendon Urie fez para "White Christmas" que eu me inspirei totalmente, foi tão espontâneo *-* aH! Eu não conheço uma pessoa que não goste dessa música, é famosona!! E ficou tão legal... parem de reclamar porque a voz dele tá grave ¬¬

P.S2.: eu não consigo gostar do Ano Novo. Não sei se é a perspectiva de ficar mais velha, ou a perda do aconchegante clima natalino... Pode ser também porque as pessoas o transformaram em uma espécie de Carnaval, trocando as penas por roupas brancas e lingeries representando seus desejos para o novo ano ._.

5 comentários:

  1. Hahahaha
    eu não desgosto do Natal, mas tb não morro de paixão, não. Era legal na infância, que era tempo de ver a família, ganhar presentes e FÉRIAS!! Mas agora tá um tédio. Nem férias eu tenho ehuieheuihe

    Eu desgosto é da decoração de Natal. Sou bem chata mesmo, acho que tem nada a ver pinheiros e nevezinha no nosso país tropical.
    Mas o que eu mais gosto mesmo é a comida!! Todo aquele banquete enoooorme, isso nunca deixou de ter, pelo menos não na minha família ahhahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e quanto à parte de jesus e bondade, sempre ignorei, sabia? jeijeiojeehu Não por maldade, mas pq pra mim sempre foi uma festa mais do que uma data de celebração de paz, etc. Eu até achava um pouco estranho isso nos filmes americanos. Acho que é por isso que muitos interpretam como falsidade, talvez pra nós do Brasil não faça tanto sentido, sei lá. Querendo ou não, é uma festa super importada, pelo menos no jeito como a gente comemora hoje.

    ResponderExcluir
  3. pq as pessoas estão sempre destinadas a ver o lado comercial dessa data? Reclamar que o natal virou data de comercio e falsidade virou tão cliche! por tanto vivam a data...que mal há em desejar coisas boas aos outros ou acreditar que td possa melhorar?
    enfim adorei o posto *.*
    e meu desejo profundo é que religioso ou ateu, cristão ou não... religa-te ao que faz bem... feliz renascimento!

    ResponderExcluir
  4. Aahh eu ja goostei maaais do Nataal, mas ainda acho legaal a comida ahuhaua e a tv passando filmes antiigos x)
    Feeeeeeeliz Nataal Veevs :*

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto do Natal, mas sinceramente não faz tanta diferença assim na minha vida.

    ResponderExcluir