sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

/vəˈrɒnɪkə/ - segundo o Alfabeto Fonético Internacional

Eu tenho uma pequena obsessão narcisista: encontrar coisas relacionadas ao meu nome.
O problema é que não existe NA-DA com o meu nome.

Sabe... hoje eu assisti "Across the Universe", e não, eu não irei fazer um post resenha porque já xinguei muito no twitter...
Mas o filme me fez lembrar que quando eu era menor cismei que um dia encontraria uma música dos Beatles com meu nome (esse foi meio que meu momento Scarlett O'Hara... "Com Deus como testemunha", etc...) e de quebra ganharia alguns milhões com isso.
Hoje estou bem conformada que tal música não existe e que o máximo que eu ganharia seria um processo ._.
Pois é, se nem o povo que mais adorava fazer música com nome de gente fez uma com Veronica, a coisa fica bem desanimadora, né?

Então fui pra nomes de personagens... Não existe. "Verônica" não é carismático o suficiente. Portanto, o momento de maior felicidade pra mim foi quando chamaram a Violet Baudlaire, de "Desventuras em Série", de Verônica. Foi tão épico *-*
Também teve uma novela mexicana com uma Verónica como protagonista, mas ela era chata e a vilã, Virgínia, era muito mais legal ¬¬
E pra piorar, o nosso best-seller, Paulo Coelho, resolve nos brindar com "Veronika Decide Morrer". Porque o mundo precisa se lembrar de uma Verôni(k)ca suicida, tanto que virou filme.
E tem um filme brasileiro favela-padrão chamado Verônica... Justo quando o cinema brasileiro estava saindo do cubinho D:

Mas algumas coisas se salvam! Apesar do meu nome ser dificílimo de se encaixar na métrica de qualquer música, alguns até ousam.
Um dia eu o procurei no Vagalume. Eles me retornaram até bastante coisa, tipo umas músicas em polonês...
No meio disso tudo eu descobri que o Elvis Costello junto com o Paul McCartney fizeram uma música chamada "Veronica" (OMG um beatle lembrou de mim. Eu sempre gostei mais de você, Paul ;D). E a música foi inspirada na avó do Elvis Costello que sofria de Alzheimer. Não era bem o que eu esperava, maaaaaas...
Essa não foi a peróla que eu achei, "Odessa (City on the Black Sea)", do Bee Gees, foi a epifania. "Veronica" é um navio, navio!!!!, inglês que sumiu (isso na música, porque na vida real fizeram um motim e ele foi incendiado - momento Jack Sparrow). MÁÁÁÁÁGIIIIICOOOO.

Agora quanto a personagens legais chamados Veronica, temos a "Veronica Mars". Que emoção, porque ela é tããão inteligente e a série é tãããão legal :D
E pra quem assistia "Archie e Seus Mistérios", lá tinha uma Veronica (mas eles falavam mais "Ronnie" u.u - a da esquerda) que era amiga/rival da Betty. O desenho nem é tão famoso por aqui, mas tem o seu próprio artigo no TV Tropes (y)
E pelo menos a Veronica Lake existiu, e ela é uma atriz hollywoodiana clássica \o/ Esse não era o nome dela de verdade, mas foi uma escolha inteligente (hh)
E existe uma planta também...

Enfim, continuo me sentindo meio rejeitada pelo nome proparoxítono-que-não-se-encaixa-em-métrica-nenhuma-nem-é-carismático-o-suficiente...

Quer dizer, minha amiga, Carolina, tem uma música do Angra que foi minuciosamente pesquisada e composta inspirando-se nos promórdios da música brasileira misturado com instrumentais clássicos e speed-metal. E o "Carolina IV" da música foi um navio de Colombo. Colombo é importante!

E se seu nome é "Carmem", tem a ópera e a Carmem Sandiego; se é "Carlos", tem o Carlos Gardel; se é "Leonardo", tem a tartaruga ninja *-* o Leonardo DiCaprio DaVinci; se é "Jacqueline", tem a música do Franz Ferdinand; se é "Helena", tem todas as personagens do Manoel Carlos aicredo; se é "Raskólnikov", tem "Crime e Castigo".
Tá, esse último foi apelação.

Tudo bem, eu sobreviverei e pelo menos me salvo de ter pessoas fazendo referências que eu teria que tolerar pelo resto da minha vida \o/ \o \o> \o/
Brincadeira, dou-me por satisfeita.

P.S1.: minha amiga, Renata, já ouviu "Renata ingrata" de várias pessoas. Isso é triste, porque essa é uma das piores rimas da história da música (aliás, isso não está na história da música), além da música em si.
P.S2.: eu odeio jeito que meu nome soa em inglês.
P.S3.: possíveis comentadores, podem me fazer inveja e contar o quanto seus nomes são queridos. Sério eu gosto dessas palas com nomes ^^

5 comentários:

  1. huuaHUAHua
    voce esqueceu da musica em que renata é uma prostituta menor de idade..
    eu continuo achando seu nome bonito o.O'
    :* reeh

    ResponderExcluir
  2. Ah, nem reclama, você tem referências legais, e eu que só apareço em piadinhas e afins... se a criança não é Joãzinho, Pedrinho ou Mariazinha, possivelmente será Aninha... E
    coitada da sua amiga Renata, kkkk, além de ingrata era uma prostituta menor de idade! kkkk E tudo no mesmo ano!!

    ResponderExcluir
  3. vc podia procurar seu nome na música "Todas Elas Juntas Num Só Ser", do Lenine. é a musica com maior numero de nomes femininos por segundo :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Muito divertido!
    Uma dica: http://letras.terra.com.br/michel-melamed/1772832/

    Se achar seu nome aqui, com certeza ele estará de forma bem inusitada! haushaus

    ResponderExcluir
  5. É uma sina de todo Gustavo ser nerd. Não tem um Gustavo ator de hollywood, ou um Gustavo modelo, mas tem o criadro da torre Eiffel, o co-pai da psicanálise (Young), o criador da lei de Gustafson, ou o Gustav Klimit ou o mais legal, o poeta Gustavo Bécquer, que segundo um professor é a minha cara.

    ResponderExcluir