sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Avante, Guardiões!


   A Terra está em perigo. Pra quem pedimos ajuda? Pra Liga da Justiça pros Vingadores  pro Papai Noel e sua turma! Pois é, alguém resolveu pegar os personagens mais antigos e mais enraizados no inconsciente coletivo e os colocar todos juntos numa história só quase um Once Upon a Time. É uma ideia tão boa, mas tão simples que eu me pergunto como ninguém pensou nisso antes!

   Em A origem dos Guardiões, o Bicho-Papão (ou como ele é chamado durante o filme: o Breu) cansou de ser o monstro debaixo da cama que todos dizem que não existe e resolve destruir a crença das crianças nos outros seres fantásticos para assim instaurar o medo na cabecinha delas, e em quem mais elas iriam acreditar, então? Para isso o Papai Noel, O Coelinhoão da Páscoa, o Sandman e a Fada dos Dentes se juntam para impedir que o Bicho-Papão consiga o seu intento, mas dessa vez eles vão ter mais um membro no grupo, o adolescente em crise  Jack Frost.
   O enredo é fácil e o filme não tem seu ponto alto na resolução deste, o que enche os olhos é o visual e a representação que cada um dos personagens ganhou. Vamos a eles?
"He's gonna find out who's
naughty and nice"
 Ø O Bicho-Papão tem todo um visual monocromático e cavalos do Apocalipse, mas nem podemos dizer que não dá pra simpatizar com ele, o probrezinho vem sendo desacreditado cada vez mais...
 Ø Papai Noel, com seu sotaque finladês, é todo grande e intimidador, fugindo da ideia de Bom Velhinho, sem contar as tatuagens em cada braço, escrito “naughty”e “nice”.
 Ø A Fada dos Dentes e suas fadinhas são umas fofas - além de fugir do visual de fada que estamos acostumados - e o reino delas é lindo com aqueles tons de lilás, verde, azul e roxo.
"Mr. Sandman,
bring me a dream"
  Ø Sandman foi o meu xodó o filme inteiro. Ele não tem uma fala, mas suas interações com os outros e seu jeitinho calminho (tá que ele não está calmo na imagem. Deatalhes...) são muito carismáticos. Algo beeem diferente do Sandman que vemos na graphic novel do Neil Gaiman. As cenas dele criando os sonhos das crianças são MARAVILHOSAS!!!
  Ø O Coelho da Páscoa foi uma grande surpresa com sua pose mau, seus boomerangs e seu 1,85 de altura (com as palavras do próprio). Achei a sacada de fazê-lo sumir por um buraco que se abre no chão uma mega referência ao coelho de Alice, e a ideia de fazer a cidade da Páscoa (???) uma espécie de Ilha de Páscoa, com as pedras e tudo mais, foi genial!
Let it snow! Let it snow! Let it snow!
  Ø Por fim temos o protagonista do filme, o tal João do Gelo Jack Frost. A ideia de escolherem justamente ele para ser o protagonista foi muito boa. Jack Frost não é tão conhecido quanto os outros nem nos países gelados, imagine no Hemisfério Sul perto do Equador! Daí toda a crise existencial, já que Menino-Gelo passou a vida sem ninguém acreditar nele. É muito legal ver a dualidade que criaram para Jack Frost, que uma hora é todo divertido como o primeiro dia de neve, mas quando se irrita dá aquelas palas de nevascas e avalanches terríveis.

         Para essa geração criada a base de Shrek, A origem dos Guardiões traz uma certa sutileza no timing cômico, o filme aposta muito mais em detalhes e expressões; e ainda tem umas partes meio melancólicas e assustadoras que deixaram as criancinhas da minha sessão com medo...
        E pros aficcionados em trilha sonora, a música de Alexandre Desplat faz uma mistura de música medieval + com música natalina + música de aventura, que só sei que deu muito certo! #chorando eternamente
         A grande questão do filme é como encontrar o seu lugar no mundo e descobrir o que você pode fazer  nele, e bem, essas coisas nunca ficam velhas... o blogger tá dando ênfase nessa parte sem eu pedir. Tipo: curtam a mensagem do filme!
         No final,  A origem dos Guardiões foi uma boa surpresa, excelente pra essa época do ano, muito bonito visualmente, com uma história bacaninha e te deixa com muuuuita nostalgia de tudo! Super recomendado (:
     (fico imaginando como deve ser legal ver esse filme em um país que neva...)
    
          P.S1.: Tem uma canção infantil inglesa que fala sobre o "Man in the Moon". Só sei que amei o fato de é o "Homem da Lua" que recruta os Guardiões. *momento cultura inglesa aleatório*
         P.S2: Sabe aquele ritual que aprisionou o Sandman na graphic novel do Neil Gaiman? Pois é, quero juntar um grupo pra fazer esse ritual e aprisionar o Jack Frost. NEVE NESSE MEU BRASIL!
       P.S3.: Com spoiler. Depois que eu vi o nome do Guillermo del Toro como um dos produtores TUDO fez sentido. Afinal estávamos vendo a história de uma criança morta, e esse cara ama matar crianças em seus filmes! 


5 comentários:

  1. Esse filme foi ótimo, a melhor animação do ano, na minha opinião. Saí do cinema quase acreditando de novo nos Guardiões, hahaha!
    (Bem, tirando o Jack Frost, porque é meio difícil acreditar nele quando se está quase COZINHANDO VIVA nesse calor infernal daqui. Jack Frost, seu lindo, porquê não dá uma passada no Brasil? D:)

    ResponderExcluir
  2. Jonathas Gonçalves2 de julho de 2013 11:55

    Eita! Esse spoiler me fez lembrar de O Labirinto do Fauno, a tadinha da Ofélia não deveria ter partido... :'(

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, fiquei interessado, apesar de não ser meu tipo favorito de animação (3D já está meio saturado no mercado) gosto muito de lendas, folclore, contos de fada, etc.
    PS.: Não aprisiona o Jack Frost, please, o Brasil é melhor sem neve. Já temos chuva e frio demais por aqui. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensava assim sobre as animações 3D também, e foi aí que eu percebi que, da mesma forma que a segunda metade do século XX foi cheia de desenhos 2D que são lembrados até hoje, os anos 2000 terão desenhos 3D.
      A única distinção que eu faço (e só fui perceber um dia desses!) é que não consegui superar a decadência da Disney depois que ela se uniu à Pixar, então sempre acabo preferindo as animações da Dreamworks.
      Mas se você gosta de lendas e folclore tanto quanto eu, vai amar "A Origem dos Guardiões", os detalhes e referências *-*
      P.S.: chuva eu até concordo, mas aqui faz muito calor, não me dou bem com isso, não!

      Excluir
  4. Vevs vc tem algum livro sobre essas lendas e folclore de outros países para indicar?
    Eu ja vi o filme e adorei também
    obs: adoro seu canal e suas resenhas

    ResponderExcluir