quinta-feira, 7 de março de 2013

Cloud Atlas readalong - Parte 4

The Ghastly Ordeal of Timothy Cavendish
ou o editor que te explica que a literatura morreu!


Nunca confie em um casarão de interior
      Século XXI (cada vez mais moderno esse negócio). Digamos que você seja um editor. Digamos que, em uma premiação, o autor de sua mais nova publicação resolve jogar um crítico que falou mal do livro pela sacada do prédio. O que vocês fariam? É nessa situação que Timothy Cavendish se encontra. Claro que as vendas do livro aumentaram horrores, mas mesmo assim Cavendish está cheio de dívidas e decide pedir ajuda a seu irmão ricoSeu irmão diz conhecer um lugar no interior excelente para passar um temporada sem preocupações. Timothy Cavendish vai direto para o endereço, mas descobre que o lugar não é exatamente o que ele pensava...


    O estilo. Voltamos para a primeira pessoa! Essa quarta parte é como uma autobiografia. Uma autobiografia cheia de humor ácido que só senhorzinhos britânicos conseguem ter. Ele é quase a versão masculina da Maggie Smith (diva!) em O Exótico Hotel Marigold.



    - Nas outras histórias houve momentos em que duvidávamos da autenticidade de cada uma, em The Ghastly Ordeal of Timothy Cavendish isso aparece na certeza que temos de que ele está exagerando os fatos. Ele mesmo comprova isso no começo na história ao transformar três garotas adolescentes que o atacaram na rua em três neonazistas com suásticas tatuadas na cabeça.

      - Melhor definição ever: "I was a man in a horror B-movie asylum." (P. 179)

     Momento ligação. Dentre os manuscritos a serem lidos para possível publicação está –TANDAM – Half-Lives: The First Luisa Rey Mystery, que agora temos certeza de que é um livro. Mas seria esse livro baseado em fatos reais? Porque se não for o caso, isso coloca em cheque todas as histórias anteriores, afinal só conhecemos as cartas de Frobisher por conta de Rufus Sixsmith, que se encontra com Luisa, e só conhecemos o diário de Adam Ewing por conta de Frobisher. 

    - Sua cabeça já está explodindo?

    - Não acontece muito nessa parte, mas só sei que ela é hilária!

2 comentários:

  1. Tô adorando o Readlong!!
    Adoraria estar lendo também, mas ainda não tenho o livro. Parece ser muito legal!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Que show esse seu blog, encontrei hoje por acaso. Muito vivaz. Parabéns!!

    ResponderExcluir